
“Um governo deve ser responsável perante seu povo e guiado pelo estado de direito, sendo uma autoridade civil e não militar,” postou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, nessa segunda-feira (9) no X.
Na postagem, Newsom lembrou que foram os fundadores dos Estados Unidos que consagraram estes princípios na Constituição do país e afirmou que seu estado os defenderá no tribunal.
Em um comunicado publicado também na segunda, Newsom anunciou que o governo estadual adotará medidas imediatas e enviará mais de 800 agentes legislativos para Los Angeles, a fim de auxiliar o condado no enfrentamento das turbulências causadas pelas operações federais.

Pelo menos 50 pessoas foram detidas nos protestos ocorridos nesse sábado (7) e domingo (8) no centro da cidade de Los Angeles. Além disso, cinco policiais e cinco cavalos sofreram ferimentos de menor gravidade durante confrontos com os manifestantes. As informações foram divulgadas nessa segunda-feira pelo Departamento de Polícia de Los Angeles.
A polícia local afirmou que usou meios não letais para dispersar a multidão, entre os quais o disparo de mais de 600 munições não letais.
