A Casa Branca anunciou que o presidente Donald Trump assinou uma proclamação para restringir vistos de estudantes internacionais da Universidade de Harvard, com um prazo de validade de seis meses.
Segundo a nota, a restrição foi formulada porque a instituição não cooperou plenamente com o governo federal no fornecimento de informações de segurança relacionadas a estudantes estrangeiros, o que representa um risco à segurança nacional.
Ainda de acordo com o anúncio, a Universidade de Harvard registrou um aumento significativo na taxa de criminalidade nos últimos anos, especialmente em crimes violentos. A instituição, porém, não tomou medidas efetivas sobre as violações. Diante da situação, o governo federal considera que a universidade já não é uma administradora confiável de projetos intercambiais de estudantes estrangeiros.
Neste contexto, Trump anunciou novas restrições sobre a Universidade de Harvard. As medidas incluem:
– Suspensão ou limitação da qualidade da Universidade de Harvard na participação de projetos associados a vistos para estudantes e acadêmicos visitantes;
– Reforço da fiscalização sobre os estudantes e acadêmicos internacionais relacionados à Universidade de Harvard, incluindo a solicitação de vistos e suas atividades nos Estados Unidos;
– Plena cooperação com o governo federal no fornecimento de todos os dados necessários sobre os estudantes estrangeiros.
O governo de Trump destacou que a realização de estudos, pesquisas e ensino nos EUA é um privilégio, e não um direito. As universidades devem cumprir suas obrigações legais e garantir que não coloquem a segurança nacional em risco.
