Xi Jinping conversa com o rei do Camboja

Na tarde de 17 de abril, horário local, o rei do Camboja, Norodom Sihamoni, recebeu o presidente chinês, Xi Jinping, no Palácio Real em Phnom Penh, capital do Camboja.

Durante a conversa, Xi Jinping disse estar com muita alegra por visitar o belo Camboja a convite do rei Norodom Sihamoni, por ocasião do 20º aniversário de sua ascensão ao trono e do Ano Novo Cambojano, e gostaria de estender os votos de Ano Novo ao povo cambojano.

Xi Jinping disse que a China aprecia a amizade com a família real cambojana e avalia altamente as importantes contribuições feitas pela família real cambojana à causa da amizade entre China e Camboja ao longo dos anos. Sob as novas circunstâncias, a China e o Camboja devem valorizar e herdar a sólida amizade entre os dois países criada em conjunto pela geração mais velha de líderes chineses e pelo Rei Pai Norodom Sihanouk, dar novas conotações à comunidade de futuro compartilhado China-Camboja, servir ao desenvolvimento de seus respetivos países e ao bem-estar de seus povos e fazer maiores contribuições para a construção da comunidade de futuro compartilhado para a humanidade. A China apoia firmemente o Camboja na manutenção da estabilidade, na aceleração do desenvolvimento, na melhoria das condições de vida da população e na adoção do caminho de desenvolvimento adequado às próprias condições nacionais. “Acredito que a modernização chinesa trará mais oportunidades ao Camboja e outros países vizinhos e que a construção da comunidade de futuro compartilhado na nova era entre a China e o Camboja acolherá um novo capítulo brilhante”, assinalou Xi Jinping.

Em nome da família real cambojana, do Senado, do governo e de todo o povo, Norodom Sihamoni deu as boas-vindas à visita do presidente Xi Jinping. Segundo ele, o Camboja adere firmemente ao princípio de Uma Só China, aprecia muito as Iniciativas de Desenvolvimento Global, de Segurança Global e e Civilização Global formuladas por Xi Jinping, e agradece as enormes oportunidades trazidas pela Iniciativa Cinturão e Rota. O Camboja também está disposto a fortalecer a coordenação e a cooperação com a China em mecanismos multilaterais, incluindo a cooperação ASEAN-China e a cooperação Lancang-Mekong, e promover conjuntamente a paz, a estabilidade e a prosperidade regionais.

Norodom Sihamoni concedeu a Xi Jinping o Grande Colar da Ordem da Independência Nacional do Reino do Camboja. Ele disse que o líder chinês tem sentimentos amigáveis especiais pelo Camboja, fez contribuições extraordinárias para promover o desenvolvimento das relações sino-cambojanas e é um grande amigo do país.

 

Ismael Lucas S. Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo