Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Porta-voz diz que nenhuma fala de líder de Taiwan mudará o fato de que a ilha faz parte da China

O porta-voz do Gabinete de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, Chen Binhua, fez declarações, nesta terça-feira (20), sobre o estreito de Taiwan, bem como sobre vários discursos feitos recentemente pelo líder da ilha.

Em resposta a um questionário da imprensa, Chen Binhua disse que a secessão pela “independência de Taiwan” e a paz no estreito são incompatíveis, enquanto o confronto vem contrário à troca entre os dois lados.

O porta-voz frisou que apenas o fim das condutas provocativas pela procura da “independência” pode criar espaço para a melhoria das relações. Segundo ele, somente o reforço de intercâmbio e cooperação pode atenuar a tensão na região e o diálogo somente terá seu fundamento com o reconhecimento de que os dois lados do Estreito de Taiwan pertencem a uma só China.

“Nenhum discurso e nenhuma forma como o líder de Taiwan fala mudará a posição e o fato de que Taiwan faz parte da China, nem afetará a direção e os passos do avanço do relacionamento entre os dois lados do Estreito de Taiwan, a não falar da tendência histórica geral de que a pátria se reunificará”, assinalou Chen Binhua.

 

Sair da versão mobile