Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Assessor presidencial brasileiro: EUA podem entrar em recessão devido à política tarifária

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, afirmou para a imprensa brasileira que a política de Donald Trump de impor “tarifas recíprocas” aos parceiros comerciais desencadeou “uma tempestade” global. No momento, o mercado ainda não recuperou a estabilidade, especialmente na Europa, onde há uma profunda preocupação com as perspectivas de mercado. “Os Estados Unidos serão o país mais afetado por isso e podem entrar em recessão como consequência”, disse Amorim.

Amorim enfatizou também a importância do multilateralismo para o comércio global e expressou preocupação com os atuais desafios nesse sentido. Ele ressaltou o papel cada vez mais relevante dos países do BRICS nos assuntos internacionais e na economia global, salientando que o Brasil deve fortalecer a cooperação com seus parceiros comerciais.

Quanto às relações com a China, Amorim comentou que, comparada aos Estados Unidos, a China tem maior capacidade de investir no exterior e pode oferecer mais oportunidades ao Brasil.

Sair da versão mobile