Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Lula: China e Brasil são parceiros estratégicos e atores incontornáveis nos grandes temas globais.

Lula: China e Brasil são parceiros estratégicos e atores incontornáveis nos grandes temas globais.

O Seminário Empresarial China-Brasil foi realizado nesta segunda-feira (12) em Beijing. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ora em visita de Estado na China, participou do evento e fez um discurso, expressando a expectativa de que as relações entre os dois países se tornem cada vez mais próximas, com base no princípio de cooperação de benefícios mútuos e ganha-ganha.

Durante o evento, diversos altos funcionários brasileiros analisaram em profundidade as vantagens complementares e as perspectivas de sinergia entre os dois países, abordando temas como cooperação econômica e comercial, construção de infraestrutura de telecomunicações e inovação científica e tecnológica.

Nos últimos anos, a cooperação econômica e comercial entre China e Brasil avançou para um novo patamar. O Brasil é o principal destino dos investimentos chineses na América Latina, com cerca de 300 empresas chinesas atuando no país e um investimento acumulado que já supera os 70 bilhões de dólares norte-americanos. A relação baseada em uma distribuição setorial diversificada está oferecendo um suporte mais robusto à parceria econômica sino-brasileira. Na ocasião, os representantes do setor empresarial brasileiro expressaram grandes expectativas em relação ao futuro das relações comerciais bilaterais.

No evento, representantes do governo e do setor empresarial do Brasil manifestaram unanimemente sua oposição ao unilateralismo e protecionismo, ressaltando o compromisso conjunto de construir um novo padrão de comércio internacional aberto, inclusivo e vantajoso para todos.

Sair da versão mobile