Em janeiro de 1969, Xi Jinping, quando tinha menos de 16 anos de idade, foi trabalhar em Liangjiahe, província de Shaanxi, noroeste da China. Sua mãe, Qi Xin, costurou para ele uma pequena bolsa com três palavras bordadas: “coração da mãe”, que representa a preocupação e o amor da mãe com o filho.
Os pais são os primeiros professores de uma criança. Na infância do filho, Qi Xin levava Xi à livraria para comprar livros como a Biografia de Yue Fei e lhe contava a história do general da dinastia Song do Sul de “jing zhong bao guo” (servir o país com lealdade). “Lembro dessas quatro palavras desde então até agora, e essas também são o objetivo que tenho buscado durante toda minha vida”, recordou o presidente chinês.
Depois de assumir cargos de liderança, Xi Jinping e sua mãe passaram a se encontrar com menos frequência. Qi Xin escrevia para ele de tempos em tempos, dizendo-lhe para ser rigoroso consigo mesmo. Ela disse: “Desde que você faça bem o seu trabalho, já é a maior piedade filial para seus pais”.
- Xi Jinping, que cresceu em um bom ambiente familiar e veio do povo, assume a responsabilidade de “nunca decepcionar o povo” para liderar mais de 1,4 bilhão de chineses para um futuro promissor.
