O presidente chinês, Xi Jinping, cresceu com amor rigoroso da mãe.
Após assumir posições de liderança, Xi Jinping passou a ser cada vez mais atarefado e se reúne menos com os pais. Sua mãe, Qi Xin, costumava escrever a ele, perguntando sobre a vida do filho e exortando-o que seja rigoroso consigo mesmo. Em reuniões familiares, a mãe também pediu aos outros filhos que se abstenham de se envolver em atividades comerciais nas áreas de trabalho encarregadas por Xi Jinping.
As palavras e o exemplo da mãe construíram a integridade do filho. Para Xi Jinping, uma vida confortável é mediocridade e ele está sempre disposto a se entregar a um “mar de sofrimentos”. Durante seus mandatos em várias províncias, ele deixava clara que ninguém podia usar seu nome em busca de ganho pessoal, posição que aceitava a supervisão de todos.
Depois de ter sido eleito o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping aprofundou a anticorrupção com grande coragem política e forte responsabilidade. Em um colóquio na Escola do Partido do Comitê Central do PCCh, ele advertiu aos oficiais presentes de que quem permanece no cargo não pode fazer fortuna.
O rigor consigo mesmo, a frugalidade, a integridade e a preocupação com o povo é a exigência e a esperança da mãe com Xi Jinping.
