Cerca de 300 pessoas participaram do 4º Fórum CMG em Qufu, cidade da província de Shandong, nessa sexta-feira (25). Presencialmente ou pela internet, elas discutiram o tema “Intercâmbio, Aprendizagem Mútua e Capacitação Tecnológica: O Poder da Civilização na Transformação e no Desenvolvimento”.
O evento foi organizado pelo Grupo de Mídia da China (CMG, em inglês) e pelo Governo Popular da Província de Shandong.
O secretário do Comitê Provincial de Shandong do Partido Comunista da China, Lin Wu, destacou que o presidente Xi Jinping sempre dedicou grande atenção à inovação nos meios de comunicação. Segundo ele, Shandong — uma das maiores províncias em população, economia e cultura — tem seguido, nos últimos anos, as orientações do líder chinês para contar bem as histórias da China e da própria Shandong.
Já o presidente do Grupo de Mídia da China, Shen Haixiong, afirmou que o CMG mantém firme o compromisso de construir uma plataforma de diálogo entre civilizações, pautada pela abertura e inclusão. Para isso, busca integrar ideologia, arte e tecnologia na promoção da Iniciativa da Civilização Global, proposta pelo presidente Xi Jinping.
O presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação do Brasil, João Carlos Saad, mais conhecido por Johnny Saad, disse que a Band e o CMG têm cooperações frutíferas, tais como o programa semanal “Mundo China”. Agora, as duas corporações estão aprofundando a cooperação através do modelo “aprendizagem mútua das civilizações + compartilhamento das tecnologias”. O objetivo, segundo Saad, é tentar estabelecer um novo modo de colaboração para os veículos de imprensa dos países do Sul Global.