Na tarde de 16 de abril, horário local, o presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, na residência oficial deste, em Putrajaya.
Xi Jinping assinalou que a amizade tradicional entre a China e a Malásia remonta a milhares de anos e foi nutrida ao longo da história, crescendo em integração cultural e se consolidando em benefícios mútuos, havendo se desenvolvido a partir do compartilhamento de alegrias e tristezas. No ano passado, os dois lados celebraram o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas. As relações entre China e Malásia produziram resultados frutíferos no último cinquentenário e, nos próximos 50 anos, os dois países devem continuar a tomar a iniciativa histórica, permanecer na vanguarda dos tempos, a fim de construir a comunidade de futuro compartilhado estratégica de alto nível entre China e Malásia.
Xi Jinping apresentou três sugestões sobre a construção a comunidade de futuro compartilhado estratégica de alto nível entre os dois países.
Primeiro, aderir à autonomia estratégica e desenvolver a cooperação estratégica de alto nível. Ambos os lados devem continuar a trabalhar juntos para seguir o caminho de desenvolvimento adequado às suas próprias condições, apoiar-se firmemente na proteção da soberania nacional, da segurança e dos interesses desenvolvimentistas, além de aprofundar intercâmbios e cooperação em segurança nacional, defesa e aplicação da lei.
Segundo, reunir esforços e tornar-se uma referência para cooperação para o desenvolvimento de qualidade. Os dois lados devem trabalhar para expandir a colaboração em economia digital, economia verde, economia azul, inteligência artificial, e fortalecer o desenvolvimento integrado de cadeias industriais, de suprimentos, de dados e de talentos.
Terceiro, transmitir a amizade de geração em geração e aprofundar as trocas e o aprendizado mútuo entre civilizações. Os dois lados devem aproveitar a assinatura do acordo de isenção de visto para desenvolver cooperação em turismo, intercâmbios juvenis e locais, cultura, educação, esportes, cinema e mídia, entre os outros.
O premiê malaio, por sua vez, disse que a China vem ajudando sinceramente a Malásia desde longo tempo e compartilhando bons e maus momentos, sendo uma amiga confiável do país. A Malásia adere firmemente à política de Uma Só China e não apoia nenhuma atividade de “independência de Taiwan”. Diante do aumento do unilateralismo, está disposta a fortalecer a cooperação com a China e responder conjuntamente aos riscos e desafios. A ASEAN não concordará com nenhuma imposição unilateral de tarifas e trabalhará para se fortalecer e manter o crescimento econômico. O lado malaio aprecia muito o papel positivo da China em questões internacionais e regionais. Como presidente rotativa da ASEAN e coordenadora das relações ASEAN-China, a Malásia promoverá o fortalecimento da cooperação entre os dois lados e a paz, a estabilidade e a prosperidade regionais.
Após as negociações, os líderes dos dois países testemunharam conjuntamente a troca de mais de 30 documentos de cooperação bilateral, que abrangem os mais diversos âmbitos, como economia digital, comércio de serviços, laboratórios conjuntos e inteligência artificial.