Foi realizada ontem (15), no Palácio das Nações, sede do Escritório da Organização das Nações Unidas em Genebra, a celebração do Dia da Língua Chinesa das Nações Unidas 2025, juntamente com a quinta edição do Festival Internacional de Imagens, promovido pelo Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).
O vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do CMG, Shen Haixiong, fez um discurso por vídeo.
Cerca de 300 convidados participaram da cerimônia, incluindo representantes permanentes em Genebra e altos diplomatas de aproximadamente 50 países — como Rússia, Sérvia, Paquistão, Catar, Camarões e Bolívia — além de representantes de organizações internacionais, instituições e personalidades de diversos setores da China e do exterior.
Em seu discurso, Shen Haixiong destacou que, desde a estreia internacional do Festival da Primavera do CMG após o reconhecimento do Ano Novo Chinês pela UNESCO, até o sucesso global de filmes chineses como Ne Zha 2, a cultura chinesa e as histórias da China estão cada vez mais presentes no imaginário do público mundial.
Ele ressaltou que o desenvolvimento da China está intimamente ligado ao mundo, assim como a prosperidade global depende também do país. Afirmou, ainda, que a China na nova era está cheia de vitalidade e que a modernização à chinesa, além de beneficiar seu próprio povo, trará oportunidades valiosas para todo o planeta.
O presidente do CMG expressou a expectativa de que, por meio desta atividade, mais amigos estrangeiros possam visitar a China, conhecer de perto sua realidade, descobrir novas oportunidades e conquistar um futuro promissor.
Durante o evento, foi exibido um minidocumentário, traduzido e produzido com tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pelo CMG. Os convidados também puderam apreciar as exposições fotográficas, que proporcionaram uma imersão visual na riqueza da cultura tradicional chinesa.