Celebração do Dia da Língua Chinesa da ONU 2025 e do 5º Festival Internacional de Imagens do Grupo de Mídia da China é realizada com sucesso - CRI e Diario de Pernambuco

Celebração do Dia da Língua Chinesa da ONU 2025 e do 5º Festival Internacional de Imagens do Grupo de Mídia da China é realizada com sucesso

Foi realizada ontem (15), no Palácio das Nações, sede do Escritório da Organização das Nações Unidas em Genebra, a celebração do Dia da Língua Chinesa das Nações Unidas 2025, juntamente com a quinta edição do Festival Internacional de Imagens, promovido pelo Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).

O vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do CMG, Shen Haixiong, fez um discurso por vídeo.

Cerca de 300 convidados participaram da cerimônia, incluindo representantes permanentes em Genebra e altos diplomatas de aproximadamente 50 países — como Rússia, Sérvia, Paquistão, Catar, Camarões e Bolívia — além de representantes de organizações internacionais, instituições e personalidades de diversos setores da China e do exterior.

Em seu discurso, Shen Haixiong destacou que, desde a estreia internacional do Festival da Primavera do CMG após o reconhecimento do Ano Novo Chinês pela UNESCO, até o sucesso global de filmes chineses como Ne Zha 2, a cultura chinesa e as histórias da China estão cada vez mais presentes no imaginário do público mundial.

Ele ressaltou que o desenvolvimento da China está intimamente ligado ao mundo, assim como a prosperidade global depende também do país. Afirmou, ainda, que a China na nova era está cheia de vitalidade e que a modernização à chinesa, além de beneficiar seu próprio povo, trará oportunidades valiosas para todo o planeta.

O presidente do CMG expressou a expectativa de que, por meio desta atividade, mais amigos estrangeiros possam visitar a China, conhecer de perto sua realidade, descobrir novas oportunidades e conquistar um futuro promissor.

Durante o evento, foi exibido um minidocumentário, traduzido e produzido com tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pelo CMG. Os convidados também puderam apreciar as exposições fotográficas, que proporcionaram uma imersão visual na riqueza da cultura tradicional chinesa.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo