O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu na terça-feira (1) o membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e chanceler chinês, Wang Yi, em Moscou.
Putin pediu a Wang Yi que transmitisse suas saudações sinceras ao presidente da China, Xi Jinping, e afirmou estar satisfeito em ver que os consensos alcançados com líder chinês estão sendo efetivamente implementados. O presidente russo destacou que as relações entre os dois países continuam a se desenvolver em alto nível, com uma cooperação pragmática cada vez mais aprofundada em diversas áreas.
O líder da Rússia lembrou que este ano marca o 80º aniversário da vitória da Grande Guerra Patriótica da União Soviética e expressou sua expectativa de que a China participe das atividades comemorativas na Rússia, celebrando juntos a vitória contra o fascismo e o militarismo japonês. Ele observou que a Rússia está trabalhando intensamente nos preparativos e deseja aproveitar essa oportunidade para elevar a parceria estratégica abrangente de coordenação Rússia-China a um novo patamar.
Segundo o líder russo, diante da instabilidade no cenário internacional, a Rússia e a China precisam continuar enviando ao mundo um forte sinal para fortalecimento de coordenação estratégica.
Por sua vez, o chanceler da China transmitiu as calorosas saudações do presidente Xi Jinping a Putin e destacou que, sob a orientação estratégica dos líderes dos dois países, as relações bilaterais se mantêm maduras, resilientes e estáveis.
O ministro chinês ressaltou o aprofundamento da confiança política mútua, a coordenação estratégica cada vez mais estreita e a cooperação pragmática crescente, que têm garantido o desenvolvimento e a revitalização de ambas as nações, além de proteger seus interesses comuns em questões regionais e internacionais.
Wang Yi enfatizou que a cooperação entre China e Rússia nunca foi dirigida contra terceiros e jamais será influenciada por interferências externas. Segundo ele, as relações bilaterais não ficarão estagnadas, mas continuarão se expandindo.
O chanceler também recordou que, há mais de 80 anos, os povos da China e da União Soviética fizeram enormes sacrifícios nacionais nos principais campos de batalha da Ásia e da Europa, e derrotaram o militarismo japonês e o nazifascismo e defender a causa da paz mundial.
Ele ressaltou que, no mundo instável de hoje, 80 anos depois, China e Rússia desempenham um papel crucial como forças de estabilidade e devem trabalhar juntas para promover a multipolaridade global e a democratização das relações internacionais.
Por fim, Wang Yi afirmou que os dois países já alinharam suas agendas para apoiar as atividades comemorativas do “80º aniversário” e expressou confiança de que os importantes intercâmbios entre os chefes de Estado neste ano escreverão um novo capítulo na parceria China-Rússia.
Durante sua visita à Rússia, Wang Yi também realizou várias rodadas de reuniões com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.