Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

China e EUA devem insistir em respeito mútuo e coexistência pacífica, afirma chanceler chinês

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se encontrou nesta terça-feira (18) com representantes de diversos setores dos Estados Unidos durante sua participação na reunião de alto nível do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York.

Wang Yi afirmou que, como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e duas maiores economias do mundo, a China e os Estados Unidos devem seguir os princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha, encontrando um caminho adequado para a convivência entre ambos e explorando formas de realizar mais ações benéficas para ambas as partes e para o mundo.

China e os EUA possuem amplos interesses comuns e vasto espaço de cooperação. Assim, devem respeitar efetivamente as prioridades de cada um, fortalecer a comunicação, estabelecer a confiança mútua, eliminar interferências e superar obstáculos para promover a melhora e a estabilidade das relações bilaterais. O lado chinês aprecia os esforços dos representantes do setor empresarial e estratégico estadunidense na promoção do entendimento mútuo e do desenvolvimento dos laços bilaterais, e espera que todos contribuam de forma construtiva para sua manutenção e progresso saudável.

Sair da versão mobile