O Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) realizou no dia 24 deste mês em Paris, na França, o Prelúdio de Gala do Festival da Primavera, que contou com a participação de cerca de 200 personalidades de diversos círculos sociais na capital francesa.
O vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do CMG, Shen Haixiong, proferiu um discurso via vídeo. Ele destacou que atualmente, o Festival da Primavera já é reconhecido e apreciado no mundo inteiro, e cerca de um quinto da população mundial celebra a data das mais variadas formas. O Festival da Primavera foi acrescentado ao calendário das Nações Unidas e listado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no ano passado. Shen recordou que o CMG realiza há 42 anos a Gala do Festival da Primavera, o programa cultural e artístico televisivo mais assistido do mundo. A edição deste ano será a primeira após o festival se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O CMG aproveitará seus recursos linguísticos para transmitir o evento em 82 idiomas, assim como aplicará as tecnologias de ponta “5G+4K/8K+IA” para proporcionar um banquete visual e cultural aos espetadores globais.
O embaixador chinês na França, Deng Li, salientou que o Festival da Primavera pertence à China e ao mundo. Atualmente, o Ano Novo Lunar é considerado feriado oficial por cerca de 20 países. Esperamos sinceramente que os conflitos em todo o mundo sejam dissipados, que diferentes civilizações coexistam harmoniosamente e que todos os povos se conheçam e se respeitem.
O subdiretor geral de Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone Ramírez, parabenizou a China pelo sucesso de sua candidatura para o Festival da Primavera, afirmando que a celebração incorpora a riqueza da cultura tradicional chinesa e os valores da busca do povo chinês por paz e harmonia.