O presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, elogiou o modelo de desenvolvimento da China, durante entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG), e manifestou sua expectativa de aprofundar as relações bilaterais com o país.
Dissanayake afirmou que o governo chinês coloca sempre o povo como prioridade em qualquer meta, plano ou política implementada e que o novo governo do Sri Lanka também se dedica a trabalhar para o bem-estar da sua população.
Os dois países têm uma história de amizade e intercâmbio comercial de milhares de anos. O presidente acredita que as relações bilaterais chegarão a uma nova fase na visita à China e no encontro com o líder chinês, Xi Jinping.
De acordo com o presidente Dissanayake, este é seu segundo encontro com Xi Jinping. Em 2004, ele visitou a China pela primeira vez como ministro da agricultura. O presidente destacou ainda que, durante as duas últimas décadas, a China alcançou conquistas impressionantes na economia, sociedade, tecnologia e em outros campos.
“Nessa visita, senti profundamente as mudanças, que são fruto da visão e das decisões firmes do presidente Xi Jinping como líder do país. Para mim, ele é um líder que sempre coloca o povo em primeiro lugar e trabalha arduamente para melhorar o bem-estar das pessoas”, afirmou o presidente do Sri Lanka.
Dissanayake demonstrou grande interesse na cooperação entre os dois países na agricultura, em energia elétrica, em novas energias e no combate à pobreza.
Em relação à erradicação da pobreza, o presidente considerou que a experiência da China é extremamente relevante para Sri Lanka. Ele disse que, durante sua conversa com Xi Jinping, o líder chinês mencionou que continuará apoiando a visita de autoridades de Sri Lanka para aprender as experiências chinesas. Dissanayake também expressou seu desejo de ir a áreas rurais da China para observar o desenvolvimento local.
Dissanayake destacou que o Sri Lanka está aprendendo com o modelo de desenvolvimento da China porque o país segue uma trajetória adequada às suas próprias características, alcançando prosperidade nacional e garantindo uma vida estável e segura para o povo chinês. Ele acredita que estudar o caminho de desenvolvimento chinês é uma lição obrigatória para o seu país.
O presidente reiterou que a China é atualmente o parceiro econômico mais confiável de Sri Lanka e espera consolidar essa parceria de cooperação, intensificar ainda mais os laços comerciais, ampliar as exportações para o mercado chinês e diversificar os produtos exportados.
Dissanayake manifestou confiança de que o Sri Lanka e a China possam construir uma relação econômica mutuamente benéfica e sólida. No fim da entrevista, o presidente transmitiu seu desejo de ano novo ao povo chinês.