O “Prelúdio do Festival da Primavera” do Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês) foi realizado no dia 22 de janeiro, horário local, em São Paulo, no Brasil.
O vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do CMG, Shen Haixiong, fez um discurso por vídeo. O cônsul-geral interino da China em São Paulo, Tian Yuzhen e o deputado federal do estado de São Paulo, Rodrigo Moraes, participaram do evento e discursaram na ocasião.
No total, mais de 200 convidados dos mais variados círculos sociais do Brasil, incluindo políticos, acadêmicos e representantes de veículos de comunicação, participaram do evento.
Sheng Haixiong comentou em seu discurso que o Festival da Primavera, a mais importante celebração da China, é um evento de integração pluralista da cultura chinesa. O Festival da Primavera além de ter sido integrado ao calendário das Nações Unidas, também foi incluído na lista do patrimônio cultural intangível da humanidade no ano passado.
“A Gala do Festival da Primavera do CMG está em sua 43ª edição, tornando-se o programa televisivo cultural e artístico mais assistido do mundo”, acrescentou.
O cônsul-geral interino da China em São Paulo, Tian Yuzhen, salientou que a inclusão do Ano Novo Chinês como patrimônio cultural imaterial da humanidade da Unesco ajuda a promover os valores comuns de harmonia e paz. Segundo ele, a Gala do Festival da Primavera que o CMG tem realizado há 42 anos já se tornou um grande evento cultural para os chineses de todo o mundo compartilharem a alegria e celebrarem o Ano Novo Lunar, além de ser uma janela para que todos conheçam a cultura chinesa.
O deputado federal de São Paulo, Rodrigo Moraes, afirmou que a atividade representa mais uma conquista do aprofundamento da cooperação e do fortalecimento do intercâmbio no âmbito cultural entre Brasil e China. Ele disse esperar que, no ano novo, haja mais abertura e aprofundamento nas trocas culturais bem como uma maior cooperação pragmática entre as duas nações. Ele também desejou que ambas as economias prosperem ainda mais.
O vídeo promocional da Gala do Festival da Primavera do Ano da Serpente do CMG foi exibido pela primeira vez na icônica Avenida Paulista em São Paulo, atraindo os olhares de muitos paulistanos.
Vários meios de comunicação brasileiros, incluindo o Grupo Bandeirante e a revista Fórum cobriram o evento do CMG.