Xi Jinping e Vladimir Putin conversam por meio de videoconferência

O presidente chinês, Xi Jinping, conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, por meio de videoconferência nesta terça-feira (21).

Os dois líderes se felicitaram pelo ano novo. Xi Jinping lembrou que em 2024, ele e Putin tiveram três encontros, nos quais alcançaram importantes consensos. Além disso, os dois países celebraram o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas enquanto as cooperações pragmáticas em todos os setores conseguiram novos avanços.

Olhando para 2025, Xi Jinping indicou que a China e a Rússia devem impulsionar em conjunto o desenvolvimento das duas nações e defender a justiça internacional com a estabilidade e resiliência das relações bilaterais.

O presidente chinês revelou que este ano marca o 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, da Grande Guerra Patriótica da União Soviética, da Guerra Mundial Antifascista, bem como da fundação das Nações Unidas. Neste contexto, a China e a Rússia devem defender conjuntamente o sistema internacional com a ONU como núcleo, e as conquistas da vitória na Segunda Guerra Mundial, exortar todos os países a cumprir os propósitos e princípios da Carta da ONU, aderir às normas básicas universalmente reconhecidas nas relações internacionais e praticar o verdadeiro multilateralismo.

Putin disse que a Rússia e a China sempre confiaram uma na outra, apoiam-se mutuamente e tratam-se como iguais. Segundo ele, as cooperações bilaterais correspondem aos interesses dos dois países e não são influenciadas pelas mudanças internacionais. O presidente russo reiterou que seu país sempre considerou Taiwan como uma parte da China e se opõe à independência da ilha.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo