Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Trabalhando juntos para construir uma comunidade ainda mais próxima com futuro compartilhado na SCO

Na coletiva de imprensa do Ministério das Relações Exteriores realizada nesta segunda-feira (6) em Beijing, um jornalista questionou sobre a recente declaração do secretário-geral da Organização para Cooperação de Shanghai (SCO, na sigla em inglês), dizendo que a comparação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) com a SCO é um erro. Ele destacou que a SCO não é produto da Guerra Fria e seu objetivo não é confrontar nenhuma parte. A SCO enfatiza a não-aliança e a não-ideologização, comprometendo-se a promover a paz e a cooperação.

A esse respeito, Guo Jiakun, novo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, afirmou que, ao longo dos 24 anos desde sua fundação, a SCO se tornou a organização internacional regional mais ampla e populosa do mundo atualmente. O diplomata chinês enfatizou que o segredo do sucesso para manter a vitalidade e o ímpeto cooperativo da SCO reside em seus princípios de confiança benefício mútuos, igualdade, consulta, respeito à diversidade cultural e busca pelo desenvolvimento comum. Esses princípios transcendem as antigas ideias de choque de civilizações, mentalidade de Guerra Fria e jogos de soma zero, assim como evitam a formação de “pequenos círculos”, inaugurando uma nova página na história das relações internacionais.

O porta-voz também destacou que, como presidente rotativo da SCO, a China aprofundará a cooperação entre os Estados membros nas áreas de política, segurança, economia e cultura, unindo esforços para construir uma comunidade ainda mais próxima com futuro compartilhado na SCO.

Sair da versão mobile