Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping conversa com Donald Trump

O presidente chinês, Xi Jinping, teve uma conversa por telefone com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na sexta-feira (17).

Xi parabenizou Trump por ter sido reeleito presidente estadunidense e observou que ambos atribuem grande importância à interação, compartilham o desejo de um bom início das relações China-EUA no novo mandato do presidente dos EUA, e também querem promover um maior avanço das relações bilaterais a partir de um novo ponto de partida.

O líder chinês enfatizou que a China e os EUA, como dois grandes países, estão indo atrás dos seus próprios sonhos e trabalhando por uma vida melhor para seus povos. Com amplos interesses comuns e grande espaço de cooperação, os dois países podem se tornar parceiros e amigos e alcançar o sucesso e a prosperidade comuns para beneficiar ambos os países e o resto do mundo.

“Como dois grandes países com diferentes condições nacionais, é inevitável que haja algumas divergências entre a China e os EUA”, disse Xi. Acrescentou que a chave é respeitar os interesses centrais e as principais preocupações de cada um e encontrar uma solução razoável para o problema.

Segundo o líder chinês, a questão de Taiwan tem a ver com a soberania nacional e a integridade territorial da China. Por isso, o líder chinês espera que os EUA lidem com isso com cuidado. A essência das relações econômicas e comerciais entre a China e os EUA é o benefício e o ganho mútuos para ambos os lados, e o confronto e o conflito não devem ser a escolha dos dois países.

Agradecendo a Xi Jinping por estender suas felicitações, Trump disse que aprecia o ótimo relacionamento com Xi, pedindo que continue a manter o diálogo e a comunicação. Ele expressou também sua expectativa de se reunir com Xi o mais cedo possível.

Os dois líderes também trocaram opiniões sobre as principais questões internacionais e regionais de interesse comum, incluindo a crise na Ucrânia e o conflito palestino-israelense.

Eles concordaram em estabelecer canais de comunicação estratégica e manter contatos regulares sobre questões importantes de interesse comum para ambos os países.

Sair da versão mobile