De acordo com os cálculos preliminares, o PIB da China em 2024 foi de 134,9 trilhões de yuans, um aumento de 5% a preços constantes em comparação com o ano anterior. Isso superou as expectativas, de acordo com a mídia estrangeira.
Wang Xiaosong, professor do Instituto de Economia da Universidade Renmin da China, atribuiu essa conquista à gestão macroeconômica de forma científica, eficiente e eficaz da China no ano passado.
Externamente, a dinâmica de crescimento da economia global permaneceu fraca desde o início do ano passado. Além disso, a escalada dos conflitos geopolíticos, o aumento do protecionismo comercial e o exagero dos EUA e de alguns países ocidentais sobre a “dissociação” e a “quebra de cadeias industrial e de suprimentos” trouxeram grande incerteza ao comércio global.
Entretanto, a China manteve uma cooperação amigável com outros países por meio de uma série de políticas de abertura, resistindo com sucesso aos riscos externos.
Internamente, a economia chinesa também enfrentou algumas novas questões. Por exemplo, diante da crescente pressão da operação econômica, a China introduziu resolutamente um pacote de políticas adicionais no segundo e terceiro trimestres e intensificou os ajustes macroeconômicos, o que levou a um aumento significativo da economia nacional no quarto trimestre. A China também intensificou seus esforços para expandir a demanda interna e promover o consumo. Ao mesmo tempo, foram tomadas medidas abrangentes para aumentar a renda da população de média e baixa renda, estimulando assim a vitalidade do consumo.
Graças a essas medidas de estabilização, o volume incremental da economia chinesa em 2024 equivale ao volume total econômico de um país de médio porte em um ano. A economia chinesa continua sendo a maior força motriz do crescimento econômico global.
De acordo com uma previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia global cresceu 3,2% em 2024. O Banco Central Europeu (BCE) previu recentemente uma taxa de crescimento de 0,7% para a economia da zona do euro no ano passado.
No momento, a mídia estrangeira está acompanhando de perto o desenvolvimento da economia chinesa no início de 2025 e é da opinião de que as metas econômicas otimistas estabelecidas por muitas regiões da China enviam um bom sinal para a economia chinesa e global no novo ano.