Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping reúne-se com primeiro-ministro de Granada

O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu nesta segunda-feira (13) em Beijing com o primeiro-ministro de Granada, Dickon Mitchell.

Mitchell manifestou solidariedade ao governo e ao povo chineses pelo terremoto no distrito de Dingri, na Região Autônoma de Xizang. Xi Jinping expressou gratidão, comentando que o sismo ocorreu em uma área de alta altitude no sudoeste da China. O governo chinês concluiu, em um curto espaço de tempo, os trabalhos de resgate e a realocação dos afetados e também iniciará a reconstrução da região o mais breve possível. A China segue confiante e tem capacidade de vencer grandes calamidades, afirmou Xi.

Segundo o líder chinês, nos últimos anos, as relações entre China e Granada tiveram um bom desenvolvimento. Os dois países se respeitam e se tratam-se de forma equânime. A confiança política vem sendo consolidada, com a cooperação pragmática em diversas áreas obtendo resultados frutíferos. A China está disposta a trabalhar com Granada para fortalecer o alinhamento das estratégias de desenvolvimento de ambos os países e impulsionar mais conquistas na cooperação bilateral para melhor beneficiar os dois povos.

Xi Jinping assinalou que manter e desenvolver as relações China-Granada corresponde aos interesses fundamentais das duas nações e seus respectivos povos. Os dois lados devem aplicar a experiência bem-sucedida de desenvolvimento do relacionamento bilateral dos últimos 20 anos, desde a retomada dos laços diplomáticos, além de elaborar um novo plano para o progresso de longo prazo e de alto nível das relações sino-grandenses. A China apoia Granada na exploração independente de um caminho de desenvolvimento que se adapte às suas condições nacionais e está disposta a fortalecer as trocas de experiências em governança com o país, assim como fortalecer os intercâmbios amistosos em todos os campos.

Segundo o presidente chinês, o desenvolvimento da China proporciona novas oportunidades de desenvolvimento para todos os países, incluindo Granada. A China está disposta a colaborar com o desenvolvimento socioeconômico de Granada dentro do quadro de cooperação Sul-Sul, criando novas áreas de cooperação bilateral em nova energia, recursos verde e de baixo carbono e economia digital. A China apoia Granada no aperfeiçoamento de sua capacidade de resposta à mudança climática e à prevenção de calamidades, engajando toda a comunidade internacional a se conscientizar sobre a gravidade e a demanda dos pequenos países insulares em termos de causas e prevenção de desastres ambientais.

A China sempre atribuiu grande importância às suas relações com os países caribenhos e está disposta a continuar auxiliando, dentro de suas capacidades, no desenvolvimento socioeconômico dos países desta região, ressaltou Xi.

Mitchell agradeceu à China pela grande ajuda após o devastador furacão em julho do ano passado. De acordo com ele, a China é líder no Sul global, sempre defende a igualdade entre as nações e respeita a soberania e a integridade territorial de todos os países. A China sempre cumpre com sua palavra em questões internacionais e está desempenhando um papel cada vez mais relevante, acrescentou.

Sair da versão mobile