Às 9h05 de hoje, horário de Beijing, um terremoto de 6,8 graus na escala Richter ocorreu na cidade de Shigatse, Xizang (Tibete), causando pesadas perdas humanas e o desabamento de muitas residências. O presidente chinês, Xi Jinping, deu no mesmo dia uma importante diretriz para os trabalhos de resgate.
O líder chinês requisitou todos os esforços para buscar e resgatar pessoas, atender os feridos, minimizar o número de óbitos, prevenir desastres secundários, reassentar adequadamente a população afetada e realizar um bom trabalho para lidar com as consequências da calamidade.
Além disso, Xi Jinping enfatizou a importância da alocação oportuna de materiais de resgate, reparo das infraestruturas danificadas e providências básicas para garantir um inverno seguro e aquecido para os residentes.
O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, também deu instruções após o terremoto. O vice-premiê, Zhang Guoqing, vai chefiar uma delegação composta por responsáveis pelos departamentos concernentes para viajar ao local do sismo.