Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

China confiante em promover recuperação econômica em 2025

Com base nos mais recentes dados mensais e nos indicadores de alta frequência, as expectativas do mercado foram efetivamente impulsionadas e a economia chinesa apresentou uma recuperação significativa, afirmou o vice-secretário-geral da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Yuan Da, durante uma coletiva de imprensa realizada hoje (3) pelo Gabinete de Imprensa do Conselho de Estado da China.

Yuan Da informou que em dezembro de 2024, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor manufatureiro foi de 50,1%, mantendo-se em expansão por três meses consecutivos. Até o final de novembro de 2024, a capacidade instalada combinada de energia eólica e solar atingiu 1,31 bilhão de quilowatts, representando 40,5% da capacidade total de geração energética. Além disso, de janeiro a novembro de 2024, foram criados 11,98 milhões de novos empregos urbanos, 180 mil a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os sistemas de serviços públicos, como educação, saúde e esportes, foram ainda mais aprimorados.

O vice-secretário-geral destacou que há plena confiança na manutenção da recuperação econômica para este ano e no cumprimento com alta qualidade das metas estabelecidas no 14º Plano Quinquenal.

Sair da versão mobile