Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Um novo capítulo para cooperação no Brics ampliado

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que o Brics deve se tornar um importante canal para promover a unidade e a cooperação do Sul Global e uma força de vanguarda para levar adiante a reforma da governança mundial. O líder chinês pediu às partes envolvidas para construírem um grupo para paz, inovação e desenvolvimento verde, além de ser justo e cultural. O discurso foi proferido durante a 16º cúpula do Brics que começou na terça-feira (22) e encerra hoje (24), em Kazan, na Rússia.

Para o diretor do Instituto Eurasiano dos Institutos Chineses de Relações Internacionais Contemporâneas, Ding Xiaoxing, é necessário que as instâncias superiores façam um planejamento geral para o futuro do Brics, partindo de uma perspectiva estratégica. Ele apontou que o discurso de Xi Jinping indica o posicionamento e o caminho da cooperação de um Brics ampliado, contribuindo com soluções chinesas para o desenvolvimento de alta qualidade do bloco.

Um Brics para paz implica que seus membros devem se tornar exemplos de prática do novo conceito de segurança e desempenharem um papel mais crítico na manutenção da paz e segurança mundiais. Isto também está em linha com as expectativas da comunidade internacional.

A iniciativa de construir um Brics para inovação e desenvolvimento verde tem como objetivo elevar a capacidade de desenvolvimento e o nível de cooperações de seus membros. O que a China quer mais é elevar a qualidade da cooperação entre os países do Brics, liderando consequentemente o desenvolvimento comum do Sul Global.

Sendo a plataforma mais importante de solidariedade e cooperação entre países emergentes e em desenvolvimento no mundo de hoje, o Brics não só se desenvolve, mas também têm a responsabilidade de contribuir para a melhora da governança global. A China propõe construir um Brics justo, porque espera que seus membros desempenhem um papel de liderança e apoiem o Sul Global na participação da tomada de decisões econômicas internacionais e de governança e elaboração de regras, reforçando a sua voz e representação nos assuntos internacionais.

Xi Jinping anunciou ainda o estabelecimento de 10 centros de estudos em países membros do Brics nos próximos cinco anos. A China proporcionará oportunidades de formação para mil administradores do setor de educação, professores e estudantes.

Com uma existência de 18 anos, o Brics cresceu e se tornou o contingente pioneiro do Sul Global, o que mostra que o grupo está em conformidade com a tendência geral do desenvolvimento mundial e reflete a aspiração comum dos países em desenvolvimento que buscam a paz, o desenvolvimento e a cooperação.

Sair da versão mobile