O premiê do Nepal, Khadga Prasad Sharma Oli, realizou uma visita oficial à China entre 2 e 5 de dezembro. Durante sua estadia, ele concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG), na qual compartilhou suas visões sobre a modernização chinesa e as perspectivas sobre as relações entre a China e o Nepal.
O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com o premiê em 3 de dezembro. Sob o quadro de cooperação da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR), a China e o Nepal assinaram vários acordos importantes. O premiê destacou que a ICR, que visa alcançar a prosperidade comum e promover o desenvolvimento conjunto, é uma proposta muito boa, importante e bem recebida por muitos países, incluindo o Nepal.
O premiê elogiou o desenvolvimento econômico e social da China. Ele enfatizou que o progresso da China é um sucesso multifacetado. Sob a liderança do presidente Xi Jinping, a China alcançou um desenvolvimento notável e promoveu avanços em todos os aspectos da vida social, incluindo o desenvolvimento econômico, a governança do Estado e a impressionante capacidade de mobilização do partido, destacou o premiê.
O ano de 2025 marcará os 70 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Nepal. O primeiro-ministro disse que os dois países intensificarão as visitas de alto nível, trocarão opiniões e ideias, e construirão uma parceria baseada em ajuda e confiança mútuas. “A China já declarou que 2025 será o Ano do Turismo no Nepal, o que contribuirá para o desenvolvimento do setor turístico nepalês”, disse Oli.
Em relação às interpretações da mídia ocidental sobre esta visita à China, Oli respondeu que o Nepal, como um país soberano e politicamente independente, tem total capacidade para decidir suas próprias políticas internas e externas. Em primeiro lugar, as decisões do país são guiadas pelos interesses nacionais. Em segundo lugar, o Nepal valoriza a justiça. Segundo o premiê, o Nepal e a China são amigos e sempre mantiveram uma relação de amizade, que continuará a se desenvolver e aprofundar. “No futuro, a nossa relação de amizade será ainda mais sólida e ampla”, destacou Oli.