Dados compilados de pesquisas globais realizadas pela CGTN nos últimos dois anos demonstram que a diplomacia de grande potência com características chinesas tem sido amplamente elogiada por pessoas de todo o mundo, que acreditam que a China desempenha um papel positivo na promoção de uma ordem internacional mais justa e razoável.
Na sondagem, 82,5% dos entrevistados afirmaram que o conceito de “comunidade com futuro compartilhado para a humanidade”, proposto pela China, deu um impulso duradouro à construção de um futuro melhor para a humanidade. Além disso, 84,5% concordaram com o conceito central da Iniciativa de Desenvolvimento Global, acreditando que o desenvolvimento é o caminho para resolver os problemas globais e alcançar a felicidade humana. Já 85,6% dos participantes afirmaram que a segurança é um pré-requisito para o desenvolvimento, e que os países devem trabalhar juntos para construir uma estrutura de segurança equilibrada, eficaz e sustentável.
A enquete revelou que 83,5% dos respondentes globais apreciam a política externa independente de paz da China. Sobre a influência internacional da China, 87,2% acreditam que houve um aumento significativo. Por fim, 65,3% dos entrevistados consideram que a China participa ativamente da governança global, contribuindo com mais assertividade e estabilidade para a comunidade internacional.
O levantamento contou com a participação de 55.713 pessoas provenientes de países desenvolvidos, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha e Austrália, assim como de países em desenvolvimento, como Brasil, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Egito e África do Sul, entre outros.