De 24 a 26 de julho, a Conferência Internacional de Ciências Básicas foi realizada em Beijing, onde o professor de Harvard e cientista da computação de renome mundial Leslie Gabriel Valiant foi homenageado com o prêmio Lifetime Achievement Award por suas contribuições à ciência. Ele também recebeu o Prêmio Turing. Em uma entrevista exclusiva com o Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), Valiant elogiou os esforços da China para promover pesquisa nas áreas de matemática, ciência da computação e ciência básica.
Em 1984, ele recebeu um prêmio por seu trabalho. Valiant introduziu a teoria do aprendizado PAC (Aprendizagem Provavelmente Aproximadamente Correta), que forneceu uma base teórica para o desenvolvimento da inteligência artificial e deu início a uma nova era no aprendizado de máquina.
Em seu livro The Importance of Being Learnable, ele enfatiza que a capacidade de aprender é exclusiva da humanidade e é a base de todas as suas conquistas e civilizações. “Acredito que todas as pessoas podem ser educadas. O que aprendemos molda nosso comportamento. Embora as diferenças genéticas possam afetar nossas habilidades, a capacidade de aprender nos dá um enorme potencial”, disse Valiant.
Quando perguntado se as máquinas se tornarão mais inteligentes que os humanos, ele afirmou que não devemos nos preocupar com esse cenário, mas é importante não entregar o controle a elas. “Os computadores são ajudantes que nos beneficiam, independentemente de nossa profissão. Não acho que a inteligência artificial terá consequências negativas.”