Exposição itinerante do CMG em Singapura mostra antiga civilização urbana da China

Mostra especial dentro das exposições itinerantes “Journey through Civilizations” foi aberta nesse sábado (19) no Centro Cultural da China, em Singapura. O evento foi organizado conjuntamente pelo Escritório Central do Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) na Ásia-Pacífico, pelo centro cultural chinês, pela administração das ruínas arqueológicas da antiga cidade Liangzhu, em Hangzhou, cidade no sul da China, e pelo museu digital sobre cultura e arte do CMG.

A abertura teve a participação de mais de 200 representantes, incluindo o embaixador da China em Singapura, Cao Zhongming, o famoso urbanista do país, Liu Thai Ker, e o responsável pelo “Business China”, uma organização para promoção de cooperação e intercâmbios comerciais de Singapura, Ho Chi Hin.

Cao Zhongming elogiou a mostra especial e espera que a iniciativa ajude na promoção do desenvolvimento integrado de diversas culturas e diálogo entre diferentes civilizações. Zhongming afirmou que, sob as mudanças globais sem precedentes nos últimos cem anos, as discussões sobre civilizações vão promover a amizade e intimidade dos povos de diversos países, além de contribuir com sabedoria para o progresso civilizacional da humanidade.

Liu Thai Ker, considerado o pai da planificação urbana de Singapura, valorizou a atividade por oferecer aos visitantes locais uma oportunidade valiosa de vivenciar a cultura milenar e a civilização urbana da China. Ele espera que os arquitetos do país possam se inspirar na herança cultural de Liangzhu e criar mais obras arquitetônicas que transmitam o legado das antigas civilizações perpetuando seu valor estético.

Ho Chi Hin considerou que, como um patrimônio cultural mundial, a cultura de Liangzhu representa a contribuição particular da civilização chinesa no processo civilizacional do globo. Para ele, o valor da cultura não apenas reside na transmissão da história, mas também pode atravessar o tempo e o espaço, inspirando o momento atual e o futuro.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo