Mostra especial dentro das exposições itinerantes “Journey through Civilizations” foi aberta nesse sábado (19) no Centro Cultural da China, em Singapura. O evento foi organizado conjuntamente pelo Escritório Central do Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) na Ásia-Pacífico, pelo centro cultural chinês, pela administração das ruínas arqueológicas da antiga cidade Liangzhu, em Hangzhou, cidade no sul da China, e pelo museu digital sobre cultura e arte do CMG.
A abertura teve a participação de mais de 200 representantes, incluindo o embaixador da China em Singapura, Cao Zhongming, o famoso urbanista do país, Liu Thai Ker, e o responsável pelo “Business China”, uma organização para promoção de cooperação e intercâmbios comerciais de Singapura, Ho Chi Hin.
Cao Zhongming elogiou a mostra especial e espera que a iniciativa ajude na promoção do desenvolvimento integrado de diversas culturas e diálogo entre diferentes civilizações. Zhongming afirmou que, sob as mudanças globais sem precedentes nos últimos cem anos, as discussões sobre civilizações vão promover a amizade e intimidade dos povos de diversos países, além de contribuir com sabedoria para o progresso civilizacional da humanidade.
Liu Thai Ker, considerado o pai da planificação urbana de Singapura, valorizou a atividade por oferecer aos visitantes locais uma oportunidade valiosa de vivenciar a cultura milenar e a civilização urbana da China. Ele espera que os arquitetos do país possam se inspirar na herança cultural de Liangzhu e criar mais obras arquitetônicas que transmitam o legado das antigas civilizações perpetuando seu valor estético.
Ho Chi Hin considerou que, como um patrimônio cultural mundial, a cultura de Liangzhu representa a contribuição particular da civilização chinesa no processo civilizacional do globo. Para ele, o valor da cultura não apenas reside na transmissão da história, mas também pode atravessar o tempo e o espaço, inspirando o momento atual e o futuro.