Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Chanceler chinês mantém conversas com secretário de Relações Exteriores britânico

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou com o secretário de Estado britânico para Relações Exteriores, Commonwealth e Assuntos de Desenvolvimento, David Lammy, em Beijing, na sexta-feira.

Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, observou que a China e o Reino Unido, ambos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e grandes economias do mundo, devem ser defensores da ordem internacional centrada na ONU, colaboradores no enfrentamento dos desafios globais e parceiros para alcançar o desenvolvimento nacional.

A China está disposta a trabalhar com o Reino Unido para seguir o consenso alcançado pelos líderes dos dois países, aderir à compreensão e respeito mútuos e fazer da cooperação aberta o tema principal, aprofundar a comunicação estratégica, promover a cooperação prática e levar as relações China-Reino Unido a um novo estágio de desenvolvimento estável, disse Wang.

As relações China-Reino Unido percorreram um longo caminho na história e agora estão em um novo ponto de partida, disse Wang, acrescentando que o governo trabalhista britânico apresentou a proposta de desenvolver um relacionamento de longo prazo, estável e estrategicamente significativo com a China. O lado chinês avaliou positivamente esta proposta, pois está em conformidade com a lógica histórica e as necessidades práticas da relação bilateral, atende aos interesses fundamentais dos dois povos e se alinha com a tendência histórica e a situação internacional.

Observando que os assuntos de Taiwan e Hong Kong são assuntos internos da China, e a não interferência nos assuntos internos é um princípio fundamental das relações internacionais, Wang disse que ambos os lados devem respeitar as preocupações um do outro, fortalecer o diálogo com base na igualdade, melhorar a compreensão e criar uma atmosfera para comunicação e cooperação.

A China concorda em restaurar totalmente os mecanismos de diálogo e cooperação em vários campos entre os dois países e realizar ativamente a cooperação mutuamente benéfica em comércio, finanças, desenvolvimento verde, ciência e tecnologia, saúde, educação, cultura e outras áreas, disse Wang.

A China está disposta a trabalhar com todos os países, incluindo o Reino Unido, para fortalecer o diálogo e a cooperação, compartilhar responsabilidades internacionais, defender o verdadeiro multilateralismo e promover efetivamente a equidade, a justiça e o desenvolvimento aberto internacionais, acrescentou.

Lammy disse que o governo britânico está comprometido em fortalecer o diálogo e a cooperação com a China e administrar efetivamente as diferenças de uma maneira coerente e mutuamente respeitosa que atenda aos interesses de longo prazo de ambos os lados.

O Reino Unido permanece firme em honrar seu compromisso com a questão de Taiwan desde o estabelecimento de relações diplomáticas e se manterá fiel no compromisso no longo prazo, disse Lammy.

O Reino Unido espera fortalecer o diálogo de alto nível e vários níveis com a China, expandindo a cooperação em áreas como mudança climática, energia, proteção ambiental, tecnologia, economia e comércio, investimento e desenvolvimento internacional, e embarcar em uma nova jornada de forte desenvolvimento da parceria Reino Unido-China, acrescentou.

Como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, tanto o Reino Unido quanto a China devem defender conjuntamente o livre comércio e se comprometer a abordar crises geopolíticas e desafios complexos por meios diplomáticos, acrescentou Lammy.

Sair da versão mobile