A China está disposta a reforçar o intercâmbio amistoso com amigos de outros países e fazer uso do papel único da diplomacia povo-a-povo para construir de mãos dadas a comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, afirmou nesta sexta-feira (11) o presidente chinês, Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo em Beijing.
Em seu discurso na recepção de convidados estrangeiros que participam da Conferência Internacional de Amizade da China e da comemoração do 70º aniversário da Associação de Amizade do Povo Chinês com o Exterior (CPAFFC, em inglês), Xi expressou seu alto apreço pela extensa dedicação dos amigos estrangeiros à causa de amizade com a China.
No encontro, o presidente apontou que a amizade entre os povos é a base para as relações internacionais avançarem de forma estável, sendo também uma força motriz inesgotável para manter a paz e o desenvolvimento do mundo. As conquistas da China em todos os aspectos nos últimos 75 anos, desde a fundação da República Popular, não poderiam ter sido alcançadas sem o apoio de outros povos do mundo.
O líder chinês enfatizou que, diante das mudanças no mundo nunca vistas em um século, a construção de uma comunidade de futuro compartilhado é importante para todos os povos. Para isso, segundo Xi, é preciso alcançar um amplo consenso com o espírito de trabalhar de mãos dadas, formar uma sinergia com o conceito de cooperação ganha-ganha e desenhar uma imagem de civilização com a mente aberta e inclusiva.
Xi Jinping também salientou que o governo chinês, como sempre, apoiará a Associação de Amizade do Povo Chinês com o Exterior a desempenhar seu papel único no desenvolvimento da amizade entre chineses e estrangeiros e na promoção da cooperação pragmática internacional.
Cerca de 200 pessoas estavam presentes no encontro, incluindo ex-dignitários políticos estrangeiros, membros de famílias reais estrangeiras, chefes de organizações internacionais de amizade e personalidades estrangeiras amigas.