Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Brasil acolhe simpósio internacional sobre governança global e cooperação sino-brasileira

Um simpósio internacional sobre governança global e cooperação sino-brasileira do fórum de think tank do G20 foi realizado ontem (14) no Rio de Janeiro, contando com a presença de mais de cem especialistas, estudiosos e empresários chineses e brasileiros.

Os convidados chineses afirmaram que a cooperação bilateral amplia novos espaços para o desenvolvimento conjunto das economias emergentes. Os think tanks dos dois países aproveitarão suas vantagens para apresentar propostas para que o G20 focalize no desenvolvimento e cooperação, contribuindo para a recuperação econômica mundial e o desenvolvimento sustentável global.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Aloízio Mercadante, disse que é muito importante fortalecer a cooperação entre os países do Sul Global, uma vez que os conflitos continuam no Oriente Médio e na Europa, as disputas comerciais globais se intensificaram e os países ricos voltaram a criar diversas barreiras para o desenvolvimento dos países emergentes. Na última década, a China aumentou seu investimento em energia renovável e nas indústrias ecológicas do Brasil.

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou que é necessário adotar uma gestão abrangente para assegurar que o meio ambiente seja protegido no desenvolvimento socioeconômico e que ninguém fique atrás na transformação verde que assenta na produção moderna.

Sair da versão mobile