A 136ª Feira de Importação e Exportação da China, popularmente conhecida como Feira de Cantão, teve início em Guangzhou, capital da Província de Guangdong, no sul da China, nesta terça-feira.
Com o tema “Servindo ao desenvolvimento de alta qualidade, promovendo a abertura de alto nível”, esta edição da feira apresenta mais de 30 mil expositores com 1,15 milhão de novos produtos.
Muitas novas empresas, produtos, tecnologias e modelos de negócios estão fazendo sua estreia, atraindo 147 mil compradores estrangeiros que se pré-registraram para a feira.
De acordo com Chu Shijia, diretor do Centro de Comércio Exterior da China, mais de 8 mil expositores foram reconhecidos como empresas nacionais de alta tecnologia, “pequenos gigantes” especializados em setores de nicho ou campeões de fabricação, representando um aumento de mais de 40% em relação à edição anterior da Feira de Cantão.
Cerca de 390 mil produtos digitais e inteligentes serão exibidos, um aumento de 300% em comparação com a 135ª Feira de Cantão, enquanto o número de produtos ecológicos e de baixo carbono aumentará em 130%, para 1,04 milhão.
Uma pesquisa realizada antes da feira pelos organizadores indicou que 94% dos expositores trariam novos produtos e 64,8% apresentariam produtos com direitos de propriedade intelectual independentes. Mais de 1 milhão de novos itens e produtos com direitos de propriedade intelectual estão em exibição, juntamente com uma variedade de robôs humanoides, dispositivos inteligentes e produtos não tripulados que fazem sua estreia na feira.
A plataforma online da 136ª Feira de Cantão foi ainda mais otimizada, com um host digital virtual e um aplicativo dedicado à Feira de Cantão.
A escala da exposição online expandiu-se significativamente, com cerca de 48 mil empresas enviando aproximadamente 3,75 milhões de produtos para a plataforma, um aumento de 60% e 50%, respectivamente, em comparação com a feira anterior, ambos máximos históricos.
Até segunda-feira, compradores de 209 países e regiões haviam se pré-registrado para o evento. Além disso, 241 dos 250 maiores varejistas do mundo e as principais corporações multinacionais estão participando da feira.
“Com base em indicadores como pré-registros, reservas de hotéis e reservas de voos, espera-se uma maior participação de compradores estrangeiros na 136ª Feira de Cantão”, disse Chu.
A feira destaca o desenvolvimento de alta qualidade dos produtos e marcas chineses, e a China está confiante em sua capacidade de oferecer mais e melhores produtos – tanto “fabricados na China” quanto “criados na China” – para o mundo, observou Chu.
A feira será realizada em três fases, entre 15 de outubro e 4 de novembro, e contará com 55 áreas de exposição, cobrindo 1,55 milhão de metros quadrados. A primeira fase, que vai de 15 a 19 de outubro, apresentará novos tópicos, como energia de hidrogênio, e contará com uma área dedicada a produtos de armazenamento de energia, atraindo mais de 110 novas empresas de energia.
Lançada em 1957 e realizada duas vezes por ano, a Feira de Cantão é considerada um importante indicador do comércio exterior da China.