O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se no dia 19 deste mês com o chanceler alemão, Olaf Scholz, durante a Cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro.
O líder chinês destacou que os dois chefes de Estado tiveram um intercâmbio franco, profundo e frutífero durante a visita do chanceler alemão à China em abril deste ano. Nos últimos seis meses, os dois países obtiveram resultados importantes nas áreas de desenvolvimento verde, transporte sustentável, cooperação agrícola com a África e outras áreas de cooperação, e as relações entre as duas nações continuam ganhando novo vigor e vitalidade.
Segundo o presidente da China, atualmente, as mudanças centenárias do mundo estão acontecendo de forma acelerada, e o desenvolvimento global encontra-se em uma encruzilhada crítica. Nesse contexto, como segunda e terceira maiores economias do mundo e grandes potências com influência significativa, as duas nações devem insistir em consolidar a parceria estratégica completa China-Alemanha a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo e continuar escrevendo uma história de cooperação mutuamente gratificante.
Xi Jinping enfatizou que a China mantém um elevado grau de estabilidade e continuidade na sua política em relação à Alemanha e está disposta a trabalhar com o país para insistir no respeito dos interesses fundamentais e das principais preocupações de cada um, procurando pontos em comum, ao mesmo tempo que preservam suas diferenças, e aprofundando intercâmbios e aprendizagem mútua.
Segundo ele, os interesses econômicos dos dois países estão altamente interligados, e a cooperação entre as duas nações é uma oportunidade para promover o desenvolvimento e criar o futuro juntos. “A China considera a Alemanha como um parceiro importante na promoção da modernização chinesa e continuará oferecendo às empresas alemãs amplas oportunidades de mercado.”
O líder da China observou também que os dois lados devem se concentrar na digitalização, inteligência e baixa emissão de carbono para promover a qualidade e o aprimoramento da cooperação, além de trabalhar juntos para desenvolver o mercado de terceiros e obter uma cooperação vantajosa para ambas as partes. “A China acredita que a Europa é um polo importante no mundo multipolar e está comprometida em cooperar com ela, trabalhando lado a lado para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento sustentável, estável e saudável das relações China-União Europeia (UE).”
Segundo Xi Jinping, a imposição de tarifas pela UE sobre os carros elétricos chineses gerou preocupação em todo o mundo. A China sempre insistiu em resolver as diferenças por meio de diálogo e consultas, e espera que a Alemanha continue desempenhando um papel importante nesse sentido.
Por sua vez, Scholz afirmou que desde a última visita dele à China, as relações entre os dois países tiveram um desenvolvimento positivo. Na complexa situação internacional atual, é fundamental que a Alemanha e a China fortaleçam a comunicação e a cooperação. Segundo o chanceler do país, a Alemanha espera desenvolver ainda mais a parceria estratégica abrangente com a China, fortalecer o diálogo e a cooperação bilateral e multilateral no espírito da igualdade, franqueza e respeito mútuo e resolver adequadamente as diferenças, buscando obter benefícios mútuos e resultados vantajosos para todos e contribuindo para a recuperação e o crescimento da economia mundial e da prosperidade comum. “Espera-se que a Europa e a China resolvam a questão dos veículos elétricos por meio do diálogo e da negociação o mais rápido possível, e o lado alemão está disposto a fazer esforços ativos nesse sentido.”
Os dois lados também trocaram opiniões sobre a crise na Ucrânia, a situação no Oriente Médio e outras questões importantes.