Pesquisa CGTN | A governança global alcança o “Tempo do Rio”, o Sul Global aguarda resolução da China

“Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” é o tema da Cúpula do G20 de 2024,  que busca abordar o turbulento e volátil cenário internacional, assim como as questões complexas e desafiadoras da governança global. Na visão do presidente chinês, Xi Jinping, “Todos os membros do G20 devem assumir a responsabilidade inerente de serem grandes atores internacionais e regionais e devem dar o exemplo na promoção do desenvolvimento de todas as nações, melhorando o bem-estar de toda a humanidade e promovendo o progresso de todo o mundo”. De acordo com a pesquisa divulgada pela CGTN, os entrevistados concordam fortemente com as declarações do presidente Xi Jinping e avaliam positivamente as contribuições da China para promover o crescimento econômico mundial e melhorar a governança econômica global.

Na enquete, 80,9% dos respondentes afirmam que o G20 é uma plataforma para todas as partes fortalecerem a cooperação multilateral e compartilharem oportunidades de desenvolvimento, enfatizando a necessidade de esforços conjuntos para enfrentar as incertezas e desafios globais. Os países mais afetados por esses desafios estão no Sul Global. Assim, 67,1% dos entrevistados esperam que a Cúpula do G20 aborde as necessidades de desenvolvimento dos países do Sul Global, aumentando efetivamente seu papel e influência nos assuntos internacionais. 73,4% esperam que os membros do G20 promovam ativamente a cooperação internacional na governança climática – uma questão de grande preocupação para o Sul Global – e impulsionem uma transição verde para a economia global.

A China foi o primeiro país a apoiar abertamente a inclusão da União Africana no G20. O gigante asiático tem parcerias com mais de 150 países na construção conjunta do Cinturão e Rota e já colaborou com mais de 100 nações e organizações internacionais, incluindo a ONU, para avançar na Iniciativa de Desenvolvimento Global. Com uma abordagem aberta e inclusiva, a China consistentemente compartilha oportunidades de desenvolvimento com os países do Sul Global, contribuindo com percepções chinesas para a governança mundial. O internauta @Shining237 deixou um comentário, dizendo: “A China está estabelecendo um novo padrão para o mundo seguir”.

Segundo o levantamento, impressionantes 92,8% dos participantes acreditam que a China tem feito contribuições significativas para aumentar a representação e a voz dos países do Sul Global na governança mundial. 91,4% dos entrevistados creem que a China é uma potência na promoção do desenvolvimento e na revitalização e prosperidade compartilhada dos países do Sul Global.

A pesquisa foi divulgada nas plataformas em inglês, espanhol, francês, árabe e russo da CGTN, com 7.469 pessoas participando e compartilhando suas opiniões em 24 horas.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo