Nesta sexta-feira (15), o Grupo de Mídia da China (CMG, na sigle em inglês) assinou um memorando de entendimento sobre cooperação com o Grupo El Comercio do Peru em Lima, capital peruana. Ambas as partes chegaram a um acordo em termos de troca de conteúdo, inovação tecnológica, intercâmbios interpessoais e cooperações no setor. O vice-ministro do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do CMG, Shen Haixiong, a diretora-geral da TV América do Grupo El Comercio, Maki Miró Quesada, e o presidente do conselho do jornal El Comercio, Alonso Miró Quesada, participaram da cerimônia de assinatura.
Shen Haixiong afirmou que o CMG é o conglomerado de mídia internacional com maior escala, serviços mais diversificados e cobertura mais ampla do mundo. Sendo o veículo de comunicação responsável pela transmissão do maior número de eventos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o CMG estabeleceu um recorde histórico na emissão e na realização de reportagens. Sobre o Grupo El Comercio, ele pontuou que suas ramificações abrangem as áreas política, econômica, social, cultural e esportiva, tendo vasta experiência na difusão e na cobertura de grandes torneios como a Copa América. Para Shen Haixiong, a assinatura de acordos com a imprensa peruana visa estabelecer um mecanismo de cooperação periódico e criar um alicerce para aprofundar ainda mais a parceria. O presidente do CMG espera que os dois lados aproveitem tal oportunidade para reforçar os intercâmbios na troca de informações, transmissões esportivas, gravações colaborativas e produções cinematográficas, a fim de contribuir com sabedoria para promover a compreensão e o aprendizado entre ambos os povos.
Maki Miró Quesada ressaltou que a TV América é atualmente a emissora com maior audiência no Peru e possui um grande diferencial na apuração de notícias, difusão de eventos esportivos e produção audiovisual . Ela acredita que a parceria com o CMG será promissora e espera que ambas as partes inovem os métodos de cooperação e os formatos de conteúdo, visando promover intercâmbios interpessoais e entre as mídias de ambos os países, além de desempenhar um papel positivo no aprofundamento das relações amistosas sino-peruanas.