Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping se encontra com presidente sul-coreano durante reunião da Apec no Peru

Na manhã desta sexta-feira (15), o presidente chinês, Xi Jinping, teve uma reunião com seu homólogo da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, à margem da 31ª Reunião de Líderes Econômicos da Apec, que está sendo realizada em Lima, capital do Peru.

Xi Jinping apontou que, desde o encontro em Bali na Indonésia há dois anos, as situações internacional e regional passaram por várias mudanças. Independentemente dessas delas, a China e a Coreia do Sul devem permanecer fiéis à aspiração original do estabelecimento das relações diplomáticas, aderir ao rumo da amizade e de boa vizinhança e ao objetivo de benefício mútuo e ganhos recíprocos, além de explorar as vantagens da proximidade geográfica, afinidades culturais e integração econômica. É necessário fortalecer os intercâmbios, aprofundar a cooperação e promover um desenvolvimento saudável e estável da parceria estratégica, de forma melhor a beneficiar os povos dos dois países e contribuir ainda mais para a paz, estabilidade e prosperidade da região.

O líder chinês ressaltou que ambos os lados devem intensificar os contatos de alto nível, aumentar a compreensão e a confiança, comprometer-se a alcançar o sucesso mútuo e o desenvolvimento comum. A China permanece firme em expandir sua abertura de alto nível e dá boas-vindas a mais empresas sul-coreanas para investir na China. As duas partes precisam trabalhar juntas para defender o sistema internacional de livre comércio, manter estáveis e desobstruídas as cadeias globais e regionais de suprimentos e da indústria, promover atividades que fortaleçam a amizade e encorajar interações entre a mídia, instituições acadêmicas, governos locais e, especialmente, entre os jovens. A parte chinesa parabeniza e apoia a Coreia do Sul na sediação da Apec no próximo ano, e está disposta a ampliar a coordenação e cooperação multilateral com o lado sul-coreano.

Por sua vez, Yoon Suk-yeol afirmou que, desde o encontro com o presidente Xi Jinping em Bali há dois anos, os intercâmbios e a cooperação em várias áreas entre os dois países têm avançado de maneira ordenada. Ele destacou que a China é um importante motor do crescimento econômico global e tem dado contribuições significativas para enfrentar os desafios globais.

A Coreia do Sul considera a China um parceiro de cooperação importante e deseja, com base no princípio de respeito mútuo, promover continuamente a parceria estratégica, a fim de enfrentar melhor os desafios comuns e promover a paz e estabilidade regional. Yoon Suk-yeol reiterou seu respeito ao princípio de Uma Só China e espera participar do processo de modernização chinesa, além de fortalecer ainda mais a cooperação econômica e comercial bilateral. Ele também quer intensificar os intercâmbios culturais e fortalecer a amizade entre os povos dos dois países. Ele acrescentou que a Coreia do Sul está disposta a cooperar estreitamente com a China em mecanismos multilaterais como a Apec para defender o multilateralismo e o livre comércio.

Sair da versão mobile