O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu na manhã desta sexta-feira (15) com o primeiro-ministro de Singapura, Lawrence Wong Shyun Tsai, em meio à 31ª Reunião de Líderes Econômicos da Apec, que está sendo realizada em Lima, capital do Peru.
O líder chinês destacou que China e Singapura são vizinhos amigos e parceiros importantes. Sob a orientação dos dirigentes de ambas as nações ao longo dos anos, as relações bilaterais têm se desenvolvido continuamente, estabelecendo um exemplo de benefício recíproco e desenvolvimento comum. Atualmente, os dois países estão em momentos cruciais de desenvolvimento e celebrarão no próximo ano o 35º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos. A parte chinesa está disposta a fortalecer os contatos de alto nível com Singapura, aderir à sinceridade e à confiança mútua, respeitar os respectivos interesses centrais e continuar a avançar juntos no caminho da modernização, inaugurando um novo capítulo de desenvolvimento de alta qualidade.
Xi Jinping enfatizou que Singapura participou anteriormente do processo de reforma e abertura da China, abrangendo amplas áreas e alcançando resultados significativos. Ele deu as boas-vindas à Singapura para aproveitar as novas oportunidades de desenvolvimento da China, continuar a desenvolver os projetos de cooperação e explorar novos pontos de crescimento nas áreas de economia digital, desenvolvimento verde e inteligência artificial, enquanto expande constantemente os intercâmbios culturais. Diante das grandes mudanças globais não vistas em um século, a China está disposta a reforçar a cooperação com Singapura em plataformas multilaterais como a Organização das Nações Unidas e a Apec, defendendo juntos um mundo multipolar igualitário e ordenado e uma globalização econômica universalmente benéfica e inclusiva.
Por sua vez, Lawrence Wong Shyun Tsai, afirmou que os contatos de alto nível entre Singapura e China são frequentes. Os dois países mantêm uma forte tendência de desenvolvimento nas relações econômicas. Os laços bilaterais baseiam-se no respeito e na confiança, sendo mutuamente benéficos. Singapura compreende plenamente a posição do governo chinês sobre a questão de Taiwan, opõe-se a qualquer forma de “independência de Taiwan” e adere firmemente ao princípio de Uma Só China.
Singapura também tem total confiança nas perspectivas de desenvolvimento econômico da China e espera continuar a participar profundamente no processo de modernização do país. Ele acrescentou que está disposto a colaborar estreitamente com a China em áreas multilaterais, opor-se ao protecionismo, promover a facilitação e a liberalização do comércio e do investimento, além de manter a estabilidade e o desenvolvimento da região.