O presidente chinês, Xi Jinping, enviou nesta sexta-feira (15) uma carta de congratulação à Conferência Mundial da Língua Chinesa e parabenizou o Instituto Confúcio pelo 20º aniversário de sua fundação.
Xi Jinping apontou que as línguas são, para a humanidade, uma ferramenta de comunicação de ideias, um meio de herança de civilizações e uma ponte para melhor compreensão entre os povos.
O idioma chinês carrega a sabedoria civilizacional dos milhares anos da nação chinesa e é um importante produto cultural público com o qual a China contribuiu para o mundo. É responsabilidade da China, como nação materna da língua, apoiar e servir a comunidade internacional no desenvolvimento do ensino do idioma chinês.
Xi Jinping destacou ainda que a educação internacional de chinês é amplamente popular, o que demonstra o encanto de abertura e inclusão, mostra o valor de aprendizagem mútua, incorpora o espírito de cooperação ganha-ganha e reúne esforços conjuntos de personagens nacionais e do exterior.
Organizada pelo Ministério da Educação da China, a conferência começou nesta sexta-feira, em Beijing, com mais de dois mil participantes de mais de 160 países e regiões, incluindo funcionários governamentais, reitores, especialistas, estudiosos, professores, estudantes e enviados diplomáticos na China.