Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping destaca comunicação estratégica China-Chile à margem da Apec

O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu na tarde desta sexta-feira (15), horário local, com seu homólogo do Chile, Gabriel Boric, à margem da 31ª Reunião de Líderes Econômicos da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que está sendo realizada em Lima, capital do Peru.

No encontro, Xi Jinping lembrou que o Chile foi o primeiro país sul-americano a estabelecer relações diplomáticas com a nova China. “Ao longo de mais de meio século, os dois lados têm se apoiado firmemente em seus interesses fundamentais e principais preocupações, criando bons laços de amizade, parceria de confiança e cooperações mutuamente vantajosas,” comentou.

O líder chinês afirmou que seu país está disposto a trabalhar com o Chile para aproveitar o 55º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos em 2025 como ensejo para intensificar a comunicação estratégica, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica e compartilhar as oportunidades de desenvolvimento, alcançando assim, um novo e maior desenvolvimento da parceria estratégica abrangente, beneficiando ambos os povos.

Xi Jinping ressaltou que os dois lados devem fortalecer os intercâmbios em todos os campos e níveis e aderir ao respeito, à confiança, ao benefício recíproco e à interconexão, além de enriquecer constantemente o conteúdo cooperativo, com destaque ao fortalecimento das cooperações em infraestrutura, energias limpas, informação e comunicações e outros setores. “Vamos promover um livre comércio de alto nível e adotar políticas industriais mais abertas para tornar a parceria mais sustentável e abrangente.”

O presidente chinês salientou que o país acolhe a exportação de mais produtos chilenos de alta qualidade e apoia as empresas chinesas para que invistam e empreendam no Chile. Ele pediu por um ambiente de negócios transparente, aberto e não discriminatório para companhias chinesas atuarem em solo chileno.

Xi Jinping disse ainda que a China quer reforçar a comunicação e a colaboração com o Chile no âmbito de mecanismos multilaterais, como as Nações Unidas, a Organização Mundial do Comércio e a Apec, praticando assim o verdadeiro multilateralismo e salvaguardando uma cadeia global de suprimentos funcional e estável, para que os interesses comuns do Sul global sejam garantidos. Ele espera que os dois países construam conjuntamente uma comunidade pacífica, aberta, dinâmica e resiliente na Ásia-Pacífico.

Gabriel Boric, por sua vez, comentou que Chile e China desfrutam de boas relações e de uma cooperação econômica e comercial frutífera. Ele sublinhou firme respeito ao princípio de Uma Só China e a esperança de aprofundar os intercâmbios e cooperações com a parte chinesa em todos os domínios.

O presidente chileno parabenizou Xi Jinping pela inauguração do Porto peruano de Chancay, destacando que seu país dá as boas-vindas a mais empresas chinesas a investir nos setores de capacidade produtiva, infraestrutura, entre outros. Ele acrescentou que o Chile apoia a adesão da China ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica e ao Acordo de Parceria para a Economia Digital.

Sair da versão mobile