Discurso escrito de Xi Jinping divulgado na Base Aérea de Callao de Lima

A convite da presidente Dina Boluarte, tenho o prazer de realizar mais uma visita de Estado à República do Peru e participar da 31ª Reunião de Líderes Econômicos da  Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). Sinto-me muito familiarizado por pisar mais uma vez nesta terra com uma longa história, beleza e riqueza. Em nome do governo e do povo chinês, gostaria de estender as minhas sinceras saudações e meus bons votos ao governo e ao povo peruano.

A amizade entre a China e o Peru tem uma longa história e a amizade mútua está profundamente enraizada nos corações das pessoas. Há mais de 400 anos, os dois povos iniciaram intercâmbios amistosos através da Rota Marítima da Seda e de “Galeões de Manila”, também conhecido como “Navios da China”. Há 53 anos, a China e o Peru estabeleceram relações diplomáticas, e o Peru tornou-se um dos primeiros países latino-americanos a estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China. Nos últimos anos, com os esforços conjuntos de todos os setores dos dois países, as relações China-Peru continuaram a se desenvolver profundamente. Os dois lados consolidaram cada vez mais a confiança política mútua e compreendem-se e apoiam-se mutuamente em questões que envolvem os interesses fundamentais e as principais preocupações de cada um. A China tem sido o maior parceiro comercial e o maior destino das exportações do Peru por 10 anos consecutivos. Os principais projetos de cooperação em mineração, construção de infraestruturas e outros campos entre os dois países têm avançado constantemente, trazendo benefícios tangíveis para os dois povos.

Durante a visita, manterei conversações com a presidente Boluarte e trocaremos pontos de vista sobre as relações China-Peru de forma aprofundada, a cooperação prática em vários domínios e questões internacionais e regionais de interesse comum. Também participarei da cerimônia de inauguração do Porto de Chancay junto com a presidente Boluarte. Acredito que, com os esforços conjuntos de ambos os lados, esta visita vai promover a parceria estratégica abrangente China-Peru a um novo patamar e ajudará as cooperações prática entre os dois países em vários domínios a alcançar mais resultados novos.

Estou também ansioso por participar da 31ª Reunião dos Líderes Económicos da Apec e trabalhar com todas as partes para promover o sucesso da reunião e fazer novas contribuições para a construção de uma economia aberta da Ásia-Pacífico, promovendo o crescimento econômico mundial e construindo conjuntamente uma comunidade de futuro compartilhado da região Ásia-pacífico.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo