A cerimônia de lançamento da edição em português do livro “Superar a Pobreza” e o Seminário sobre a Governança da China e do Brasil foram realizados no Rio de Janeiro, Brasil, no dia 12. Cerca de 300 personalidades de todos os setores dos dois países participaram do evento. Os participantes acreditam que os esforços sino-brasileiros na redução e erradicação da pobreza e no intercâmbio de experiências de governança, assim como na exploração conjunta do caminho do desenvolvimento moderno de acordo com as condições nacionais próprias contribuirão para que Brasil e China trabalhem juntos para iniciar os próximos “50 anos dourados” das relações bilaterais.
Na cerimônia de lançamento, convidados dos dois países participaram juntos da revelação dos exemplares do livro, com a entrega de exemplares dos interlocutores chineses aos brasileiros.
Os organizadores do evento ressaltaram que o livro registra as opiniões do presidente chinês Xi Jinping sobre erradicação da pobreza, governança local, reforma e desenvolvimento, e contém pensamentos sobre a modernização chinesa, refletindo os valores da supremacia do povo, o ímpeto endógeno para a reforma e a inovação, a escolha de um caminho independente e o sentimento humano da cooperação ganha-ganha. Eles acreditam que a publicação representa um novo incentivo em termos de valores e inspiração prática para a China e o Brasil no fortalecimento dos intercâmbios e da cooperação em vários campos, incluindo a superação da pobreza e a modernização.
O secretário-executivo do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Osmar Junior, disse que, há mais de 30 anos, quando o presidente Xi Jinping trabalhava em uma área atingida pela pobreza, ele liderou a população local para encontrar uma abordagem de combatê-la. No livro, o líder chinês compartilha percepções profundas sobre governança nacional e desenvolvimento social, ajudando-nos a explorar melhor novas maneiras de eliminar a pobreza e alcançar um desenvolvimento sustentável.
O presidente da Associação de Amizade Brasil-China, Henrique da Nóbrega, afirmou que a experiência da China, como aborda o livro, prova que a erradicação da pobreza só é possível com vontade política inabalável e prática política árdua. Este trabalho não é apenas uma reflexão sobre a prática chinesa de erradicação da pobreza, mas também um apelo à ação para o mundo, incentivando-nos a contribuir mais para a redução e a eliminação da pobreza.
Anteriormente, o livro já havia sido lançado em inglês, francês, espanhol, cirílico-mongol, haúça, suaíli, uzbeque e laosiano, recebendo ampla aceitação e elogios, tanto dos leitores ao redor do mundo, quanto da comunidade internacional.