Cabelo preto e branco: protegendo o passado e o futuro de Dunhuang

YouTube player

A terceira temporada do programa Clássicos Citados por Xi Jinping em português apresenta uma seleção cuidadosa de frases clássicas antigas que o presidente Xi Jinping citou em discursos, artigos e conversas e foca em temas como comunidade com um futuro partilhado para a humanidade, herança cultural e inovação, preservação da biodiversidade, intercâmbios e aprendizagem mútua entre as civilizações, mostrando de forma brilhante a notável sabedoria política, os profundos sentimentos humanistas e as amplas visões históricas e mundiais do presidente Xi Jinping, e retratando ao público as raízes culturais da modernização chinesa.

A cidade de Dunhuang, na província de Gansu, noroeste da China, foi o ponto de encontro de quatro civilizações ao longo da antiga Rota da Seda. As Grutas de Mogao, em Dunhuang, possuem 735 cavernas e mais de 45 mil metros quadrados de murais. Sua preservação foi possível graças à dedicação e à proteção de inúmeros guardiões ao longo de gerações.

O técnico Fan Zaixuan se dedica à restauração dos murais das Grutas de Mogao há mais de 40 anos. Desde sua chegada a Dunhuang na noite de 31 de março de 1981, ele aprendeu habilidades transmitidas por gerações mais antigas de trabalhadores na preservação das Grutas de Mogao, como Li Yunhe, que agora tem mais de 90 anos.

Agora, Fan Zaixuan ensina seus alunos. Dai Chuan, nascido na década de 1990, já trabalha na proteção de murais da Academia de Dunhuang há mais de uma década. Ele espera que jovens como Dai Chuan continuem com a responsabilidade de proteger as Grutas de Mogao pelos próximos mil anos.

Como diz um antigo ditado chinês: “Todas as coisas no mundo têm suas regras de sobrevivência e desenvolvimento, mas elas sabem como manter suas raízes.” A China valoriza o patrimônio histórico e cultural deixado por seus ancestrais. Devido a esse profundo senso histórico, a civilização chinesa cresceu e floresceu.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo