O presidente chinês, Xi Jinping, participou nesta quinta-feira (24) do diálogo de líderes do BRICS Plus, e proferiu um discurso intitulado “Formar a Grande Sinergia do Sul Global para Promover a Construção de uma Comunidade com um Futuro Compartilhado para a Humanidade”.
Xi Jinping apontou que a ascensão coletiva do Sul Global é um sinal claro das grandes mudanças no mundo. Como uma estrutura primordial dessa tendência, o BRICS Plus deve demonstrar a sua sabedoria e força coletivas e cumprir suas responsabilidades na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
O líder chinês destacou que o BRICS Plus deve ser a força estabilizadora para salvaguardar a paz, reforçar a governança de segurança global e procurar maneiras que podem tratar tanto dos sintomas como das raízes das questões de foco.
Xi Jinping também assinalou a necessidade de que essa organização seja a força principal para promover o desenvolvimento comum, participe e lidere a reforma do sistema global de governança econômica e trabalhe para levar o desenvolvimento à posição central da agenda econômica e comercial internacional.
O presidente chinês exortou, ainda, que os países do BRICS Plus se tornem uma força promotora dos intercâmbios e aprendizagens mútuas de cultura, reforcem os contatos e diálogos e apoiem um aos outros em seguir o caminho de modernização correspondente à própria situação.
Xi Jinping frisou que, não importando as mudanças da situação internacional, a China sempre mantém no coração e tem sua raiz no Sul Global. O país apoia mais nações na adesão à causa do BRICS Plus, a fim de reunir suas forças a promover conjuntamente a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.