O Fórum de Think Tanks do Sul Global “Paz, Desenvolvimento e Segurança” foi realizado em Beijing na quarta-feira (16).
Organizado conjuntamente pelo Departamento das Relações Internacionais do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e pelo Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês), o evento contou com a participação online e presencial de dignitários e representantes de governos, acadêmicos de think tanks e representantes de mídias provenientes de 76 países do mundo.
Em seu discurso, o chefe do Departamento das Relações Internacionais do Comitê Central do PCCh, Liu Jianchao, apontou que o desenvolvimento e o crescimento do Sul Global são desejos das pessoas dos países em desenvolvimento e representam a tendência do progresso histórico. Segundo ele, a China, como membro do Sul Global, compartilha o mesmo futuro e está intimamente unida com outros países integrantes para assumir a responsabilidade do grupo e contribuir para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Por sua vez, o presidente do CMG, Shen Haixiong, disse que o CMG construirá ativamente pontes e laços para o intercâmbio, o diálogo e o aprendizado mútuo entre a China e os outros países do Sul Global. Também fornecerá ativamente plataformas para think tanks do Sul Global promoverem cooperações e emitirem vozes de equidade e justiça.
Durante o fórum, 40 think tanks do Sul Global assinaram e lançaram a Iniciativa de Think Tanks do Sul Global para Construir juntos um Mundo Próspero com um Futuro Compartilhado.
O fórum será transmitido como um programa especial na CGTN (China Global Television Network) na sexta-feira (18).