O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se no Grande Palácio do Povo na tarde desta sexta-feira (20), em Beijing, com o rei da Malásia, Sultan Ibrahim Sultan Iskandar, que está em visita de Estado à China.
Xi Jinping destacou que este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas China-Malásia, bem como o “Ano da Amizade” entre os dois países. A China está aprofundando ainda mais suas reformas em todos os aspectos e impulsionando um nível elevado de abertura ao exterior, o que trará novo ímpeto e oportunidades à cooperação bilateral. O governo chinês está disposto a continuar promovendo as boas tradições na relação com a Malásia, cuja amizade se mantém de geração em geração, além da parceria sincera e fraterna no desenvolvimento conjunto. Os dois países também são forças importantes na manutenção da paz e aprofundarão a cooperação estratégica no caminho da modernização, para impulsionar a construção de uma comunidade com futuro compartilhado China-Malásia para novos patamares.
O líder chinês enfatizou que o país quer estreitar contatos de alto nível com o governo malásio, fortalecer a comunicação estratégica e apoiar mutuamente em questões ligadas a interesses centrais e principais preocupações de ambos os lados. A parte chinesa vai compartilhar experiências em governança do Estado e reforçar a conexão de estratégias de desenvolvimento com a Malásia, além de promover a construção de alta qualidade da iniciativa Cinturão e Rota. A China apoia a Malásia na presidência rotativa da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) no próximo ano e está disposta a trabalhar em conjunto, para promover a cooperação no Leste Asiático e a integração econômica regional, contribuindo para a paz e estabilidade regionais e globais.
Ibrahim, por sua vez, afirmou que as relações entre as duas nações são baseadas na confiança mútua e no respeito recíproco. A Malásia está disposta a trabalhar com a China para promover conjuntamente a iniciativa Cinturão e Rota, aprofundar a cooperação nos setores de comércio, investimento, infraestrutura, conectividade, cultura e educação, elevando as relações bilaterais para um nível mais alto. O lado malásio também está pronto para, junto com a China, contribuir para a paz e estabilidade no Mar do Sul da China.