O Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) reuniu-se nesta quinta-feira (26) para analisar a atual situação financeira e fazer disposições sobre o trabalho econômico do país. O secretário-geral do Partido, Xi Jinping, presidiu a reunião.
No encontro, os participantes consideraram que desde o início deste ano, o Comitê Central do Partido, com o camarada Xi Jinping como núcleo, vem unindo e liderando todo o povo chinês para superar as dificuldades, aumentar os esforços de macrocontrole, aprofundar a reforma e abertura, expandir a demanda doméstica, bem como otimizar a estrutura econômica. Como resultado, a operação econômica permaneceu estável e obteve avanços, as novas forças produtivas de qualidade se desenvolveram de forma sólida, e a garantia do bem-estar da população surtiu efeitos concretos. Além disso, o país tem conquistado progressos na prevenção e neutralização de riscos em áreas relevantes, promovido com esforços consolidados o desenvolvimento de alta qualidade e mantido estável o quadro social.
Segundo a reunião, não mudaram os fundamentos da economia chinesa e as condições favoráveis, como amplo mercado, forte resiliência econômica e grande potencial. Ao mesmo tempo, a parte operacional apresenta agora algumas novas situações e problemas. É necessário analisar de forma abrangente e objetiva e com cautela o atual panorama financeiro, enfrentar as dificuldades e manter firme a confiança, fortalecendo o senso de responsabilidade e urgência para realizar um bom trabalho econômico. É preciso aplicar efetivamente as políticas já existentes e lançar algumas novas, esforçando-se para cumprir as metas e tarefas anuais de desenvolvimento socioeconômico.
Foi exigido que todas as regiões e departamentos implementem conscientemente as decisões e disposições do Comitê Central do PCCh, estimulem plenamente a iniciativa e a criatividade de toda a sociedade para promover o desenvolvimento de alta qualidade.