Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Exército de Israel intensifica alerta com aproximação de um ano da atual rodada de conflito em Gaza

O dia 7 de outubro, nesta segunda-feira, marca um ano da nova rodada do conflito entre Israel e Palestina mas a Faixa de Gaza ainda não viu o alvorecer da paz.

Um porta-voz das Forças de Defesa de israelense afirmou nesse sábado (5) que o exército do país está preparado para evitar que seu inimigo lance ataques “pela retaguarda” nesta segunda. Além disso, todos os sistemas do exército de Israel estão em prontidão.

Segundo dados mais recentes das autoridades de saúde da Palestina na Faixa de Gaza, desde o início do conflito atual, as operações militares israelenses na região resultaram na morte de quase 42 mil palestinos.

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou nesse sábado que é a favor da suspensão do fornecimento de armas a Israel para uso nos combates na Faixa de Gaza, a fim de facilitar um cessar-fogo. Mesmo com essa proposição, Macron reafirmou seu apoio à segurança de Israel e sua simpatia pelas famílias de presos israelenses.

A declaração do presidente francês foi classificada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, como “vergonhosa”.

Sair da versão mobile