A China se opõe firmemente à distorção de fatos e à disseminação de mentiras sobre a Região Autônoma do Tibete por alguns políticos, veículos de imprensa e organizações, afirmou nesta quarta-feira (28) o porta-voz do Minsitério das Relações Exteriores da China, Lin Jian.
Numa coletiva de imprensa, o diplomata apontou que a posição chinesa sobre questões relacionadas ao Tibete é consistente e clara. Segundo ele, os assuntos do Tibete são internos da China, que não tolera interferência de nenhuma força externa.
“Ao longo dos anos, o Tibete tem visto um crescimento econômico contínuo e sólido, a harmonia e a estabilidade social, a preservação de seu patrimônio cultural e uma melhoria significativa da vida da população. Esse é um fato verdadeiramente reconhecido pelas pessoas de todos os grupos étnicos da região e testemunhado pela comunidade internacional”, salientou.
Segundo Lin Jian, o desenvolvimento e o progresso do Tibete não teriam sido possíveis sem o cuidado do governo central e sem o apoio e a assistência de todo o povo chinês. Ele também convidou mais estrangeiros a visitar a região e conhecê-la pessoalmente.