Xi Jinping se reúne com seu homólogo moçambicano

O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu hoje (4), no Grande Palácio do Povo, com seu homólogo de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, que está em Beijing para a Cúpula 2024 do Fórum de Cooperação China-África.

O líder chinês apontou que os dois países sempre estiveram no mesmo barco no enfrentamento de dificuldades e compartilharam as mesmas penas e tribulações. Nos últimos anos, as duas partes se encontraram várias vezes o que levou a um aprofundamento da confiança política mútua e a resultados frutíferos nas cooperações. As relações sino-moçambicanas entram em uma nova era em que têm uma brilhante perspectiva. Ele lembrou que, ano que vem, os dois países comemorarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, e espera que os dois lados se esforcem conjuntamente para desenvolver a amizade tradicional e aprofundar a colaboração recíproca, dando uma nova conotação à parceria de cooperação estratégica global entre a China e Moçambique.

Xi Jinping ressaltou que na 3ª sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), foi elaborado um plano sistemático sobre um maior aprofundamento integral da reforma em busca da modernização chinesa, mostrando a determinação do país sobre a ampliação contínua da abertura ao exterior e oferecendo novas oportunidades para as duas nações impulsionarem a modernização de mão dadas. Ele disse que a parte chinesa está disposta a ampliar a cooperação com Moçambique nas áreas de infraestrutura, energia, minerais, agricultura e economia digital para apoiar a industrialização e diversificação econômica de Moçambique.

O presidente moçambicano congratulou a China pela realização bem-sucedida da 3ª sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh, e apontou que as disposições estratégicas do Partido sobre um maior aprofundamento integral da reforma em busca da modernização chinesa apresentam plenamente a perspicácia e visão do presidente Xi Jinping. A parte moçambicana adere firmemente ao princípio de uma só China, apoia a posição chinesa em relação a Taiwan, ao Mar do Sul e a outras questões de interesses fundamentais e a política de “um país, dois sistemas”. Ele apontou que seu país se opõe às acusações infundadas contra a China nas questões de direitos humanos. Nyusi elogiou altamente as iniciativas globais e alegações importantes sobre a melhoria da governança global propostas pelo presidente Xi Jinping, e disse que está disposto a reforçar o apoio mútuo com a China em questões multilaterais para promover a construção de uma ordem internacional mais justa e razoável.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo