O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu hoje (5), no Grande Palácio do Povo, em Beijing, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que está em Beijing para a Cúpula 2024 do Fórum de Cooperação China-África (Focac, na sigla em inglês).
O líder chinês deu as boas-vindas a António Guterres, como convidado especial, para participar do evento. Ele destacou que a China confere grande importância ao desenvolvimento das relações China-África. Na cerimônia de abertura da cúpula, Xi Jinping anunciou novas ações e iniciativas para uma cooperação pragmática com os países do continente. A China aprecia o constante apoio da ONU à África e está disposta a fortalecer a cooperação com a organização para ajudar conjuntamente o continente a alcançar paz, estabilidade, desenvolvimento e revitalização. A modernização chinesa oferecerá mais oportunidades para todos os países do mundo e injetará nova energia na manutenção da paz mundial e na promoção do desenvolvimento comum.
Xi Jinping enfatizou que a defesa do verdadeiro multilateralismo e o apoio ao papel central das Nações Unidas nos assuntos internacionais são princípios constantes da diplomacia chinesa e não mudarão.
Por sua vez, Guterres expressou seu agradecimento à China pelo convite para participar da Focac. Ele disse que a ONU está disposta a fortalecer a colaboração com a China, a resistir às ações que promovem divisões e prejudicam o progresso comum, a praticar em conjunto o multilateralismo e a promover uma governança global mais justa e razoável, construindo uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.